segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Iluminação Residencial: Sala de Estar 2

Continuando o nosso post (se você não está entendendo, veja o post abaixo, porque ele foi o primeiro)

Iluminação de destaque 


O segundo passo é a iluminação de destaque, que deve valorizar os objetos dispostos na sala, tais como quadros, estantes, obras de arte, centros de mesa, etc. Neste caso podem ser utilizados spots orientáveis, com lâmpadas mini spot ou dicróicas, de modo a iluminar a obra como um todo. 
A luminária apresentada na imagem pode ser utilizada para diversos tipos de iluminação, no caso os spots foram direcionados para iluminação de destaque, (spot direcionado para os objetos da mesa lateral), iluminação de tarefa (spot iluminando a poltrona para leitura) e iluminação indireta (spot direcionado para o forro). 

Dicas: 
* Utilize a iluminação de destaque preferencialmente na diagonal, situação na qual trabalhará com contrastes, luz e sombra, de forma mais interessante. No caso de uma escultura, se a fonte de luz ficar exatamente em cima do objeto, pode causar uma sombra desagradável. 

* Ao direcionar a iluminação para quadros ou objetos, muito cuidado com o ofuscamento, pois essas fontes são sempre muito luminosas. Direcione a luz de forma a que não atinja diretamente o olho.



Iluminação de tarefa

E finalmente, o terceiro passo é a iluminação de tarefa, que permite a realização de alguma atividade específica dentro do ambiente. Pode-se empregar luminárias de mesa ou luminárias de piso que sejam orientáveis, permitindo direcionamento sobre a tarefa a ser executada (leitura, trabalhos manuais, etc.). Iluminando apenas a área da tarefa, consegue-se maior conforto visual, e economia de consumo energético. 



As fotos mostram luminárias de tarefa direcionadas para o assento, local onde a luz possibilitaria a leitura de um livro, por exemplo. 

Dicas: 
* Na iluminação de tarefa deve-se iluminar o objeto em questão (livro, jornal, trabalho manual, etc) evitando a sombra originada pela pessoa que lê, e o reflexo nas páginas (muito comum). A luz deve estar direcionada sobre o objeto e não atrás do usuário.

* Deve-se também manter acesa alguma iluminação geral , em menor intensidade, para não se ter contraste excessivo entre a tarefa e o ambiente.

Ai gente! Preciso dizer que eu adorei as dicas! O importante é dizer que toda essa iluminação mostrada é da Tok Stok e todas mostram boas ideias para bombar e dar aquele clima de festa!!!... E vamos falar a verdade, todo mundo gosta de arrumar um pouquinho a casa quando chega o natal e reveillon!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário