quinta-feira, 22 de março de 2012

Cluberia: Tudo aquilo que nunca foi dito



Sabe aquela paixão sem freios que você tem por algum autor? Eu tenho uma dessas pelo Marc Levy. Infelizmente, até hoje só li 2 livros dele, mas em ambos apaixonei-me pelo homem que escrevia tão bem, que entendia perfeitamente de letras… Só uma pequena observação: me apaixonei pela escrita e não pelo autor francês charmoso, haha. E nesse livro não poderia ser diferente…

“Tudo aquilo que nunca foi dito” conta a história de Julia Walsh que, por causa da morte de seu pai, nunca presente em sua vida e, quando estava, só criticava e tentava mudar, teve a data do casamento remarcada. Um belo dia, ela recebe uma caixa enorme em sua casa, e essa encomenda dá a chance dela mudar alguns aspectos de sua vida e até reviver um grande amor da juventude.

Quem concorda comigo que essa pequena apresentação lembra “P.S.: I love you”? Eu achava isso até começar a ler o livro. As diferenças são enormes porque a encomenda recebida por ela é totalmente diferente. Aliás, quando descobre-se o que tem dentro da caixa, é de deixar qualquer um de queixo caído.

Do início para a metade, não estava curtindo o livro pois o autor dá bastante enfoque nos diálogos, o que os deixa longos e fatídicos. Além disso, também nesse período, achei a narrativa bem cansativa e confusa, talvez por não estar acostumada com a história e seus personagens.

Em compensação, da metade para o fim, a história toma um rumo inesperado. Há bastante reviravoltas, exames de consciência, enfim, tudo o que torna um livro excelente. Mas eu pirei quando começou a contar a história do amor da juventude da protagonista, já que teve uma contextualização histórica muito boa, a queda do Muro de Berlim.

Esse livro tornou-se um dos meus favoritos porque logo vi que ele não era só para entreter, mas também para fazer-nos refletir sobre a vida. Será que os rumos que tomamos estão corretos? Como as decisões podem alterar nossas relações com as pessoas em torno de nós?

Mas, o melhor, com certeza, foi o final! Ele foi surpreendente e deixou um gostinho de quero mais no ar. Por favor, Marc Levy, escreva uma continuação DJÁ!... hahahahaha!!!!...
E ai, se animou para ler?!?!?!....

Nossa fotinha de todo o mês

Um comentário: